As empresas de consultoria atendem às necessidades dos clientes em toda a gama industrial, o que significa que as próprias empresas de consultoria também existem em todos os tipos e tamanhos. Se você é novo no processo de encontrar uma consultoria, isso pode tornar a tarefa de encontrar o especialista externo certo uma tarefa difícil.
Para tomar as decisões corretas de contratação, é fundamental saber que encontrar uma empresa de consultoria que atenda às suas necessidades é um processo, não apenas uma decisão instantânea. Ao procurar a consultoria certa, certifique-se de levar em consideração o tipo, o tamanho e a reputação da consultoria, bem como a adequação cultural ao seu negócio e pessoas.
Tipo de serviço
Determinar que tipo de trabalho você precisa que seu consultor realize pode ser uma tarefa aparentemente simples. Uma empresa deve decidir que tipo de serviço de consultoria melhor atende ao problema que precisa ser resolvido. Isso pode abranger áreas de serviços, como consultoria de estratégia, consultoria de gestão, consultoria de TI, consultoria financeira, consultoria de recursos humanos ou qualquer outra categoria.
Cada uma dessas áreas de consultoria pertence a serviços muito diferentes, embora possam estar intimamente interligados. A implementação de uma solução automatizada de folha de pagamento, por exemplo, pode cair no mandato de uma empresa de consultoria de TI, bem como de uma empresa de consultoria de recursos humanos. Uma definição clara e matizada da natureza do trabalho que você espera que os consultores realizem é, portanto, crítica para a seleção da empresa de consultoria certa.
Empresa generalista versus empresa especializada?
O tipo de serviço necessário pode ajudar a determinar que tipo de consultoria você precisa contratar. Para uma tarefa específica relacionada a uma área da empresa, como finanças ou segurança cibernética, pode ser mais adequado ao seu negócio buscar a ajuda de uma empresa de consultoria especializada. Operações, ciência de dados, marketing e vendas, petróleo e gás, ciências biológicas, mercados de capitais e projetos de recuperação favoreceram da mesma forma consultores que passaram suas carreiras aprimorando habilidades especializadas e se mantendo a par das melhores práticas em um determinado campo ou função.
Por outro lado, as empresas generalistas estão contratando cada vez mais consultores especializados com experiência em um setor ou função específica. Isso significa que muitas das maiores empresas de consultoria do mundo são capazes de oferecer expertise focada, bem como serviços mais holísticos que podem ajudar a supervisionar um projeto de transformação de toda a empresa para os clientes.
Tamanho da empresa
Uma vez que a categoria de empresa exigida tenha sido determinada, a próxima consideração é selecionar a própria empresa. Determinadas consultorias de cada categoria sempre se destacarão por seu porte e reputação, enquanto outras podem passar despercebidas.
A vantagem das empresas de consultoria de destaque é que elas trazem experiência para a mesa, o que pode ser um bônus significativo. As empresas de consultoria que resolveram problemas podem achar mais fácil identificar e resolver os problemas que sua empresa está enfrentando. Essas empresas de consultoria provavelmente também terão mais recursos para apoiar seu trabalho.
Por outro lado, as empresas menores podem ter o pool de talentos certo ou a experiência de nicho que sua empresa exige. Além disso, as consultorias menores são consideradas como tendo um relacionamento mais próximo com o cliente e um modelo de equipe que corresponda estreitamente às necessidades do cliente e do consultor.
Reputação
Consultoria não é um setor fretado, e isso significa que os possíveis clientes muitas vezes enfrentam um dilema em como determinar quem fornecerá o melhor valor pelo dinheiro. Por isso, tradicionalmente, a reputação de uma empresa desempenha um papel fundamental nessa escolha. As empresas com reputação de líder de mercado ou de prestígio ainda acumulam a maior parte do trabalho de consultoria mais lucrativo, graças às credenciais atribuídas a elas por órgãos de premiação e especialistas do setor.
Os pesos pesados da consultoria estratégica, como McKinsey & Company, Boston Consulting Group e Bain & Company, tendem a assumir a maioria dos projetos de alto nível com grandes corporações e governos nacionais. No entanto, sua reputação é valiosa – algo que muitas pequenas e médias empresas não podem pagar. Em resposta a isso, a digitalização dos negócios no século 21 e a florescente economia de gigs descentralizaram a forma como a reputação é determinada e permitiram que os clientes dependessem de empresas menores e butiques para serviços de qualidade por um preço mais baixo.
No entanto, plataformas como Consultancy.org permitem que consultorias de médio e pequeno porte demonstrem sua reputação e acessibilidade a clientes em potencial de uma forma que simplesmente não existia antes da era digital. Da mesma forma, sites de matchmaking que vinculam consultores independentes a projetos examinam rigorosamente os consultores em sua plataforma, enquanto os clientes que já os contrataram podem deixar avaliações detalhadas sobre o nível de valor pelo dinheiro que receberam.
Ajuste cultural
Algo que pode ser mais difícil de definir é o ajuste cultural entre um consultor e sua empresa. Embora seja difícil definir, no entanto, é crucial que esse aspecto do relacionamento entre um cliente e uma empresa de consultoria seja saudável.
Uma empresa de consultoria pode ter uma reputação brilhante e especialização substancial, mas se seu estilo de trabalho e cultura não se alinham com a sua cultura corporativa, é provável que surjam desafios. A comunicação clara e aberta com uma empresa de consultoria antes de tomar uma decisão para ter uma noção de sua abordagem e visão é uma forma de evitar tal cenário. Buscar referências específicas para uma empresa também é uma boa estratégia.