Razões pelas quais as empresas contratam empresas de consultoria

As empresas de consultoria são contratadas pelos clientes para ajudar a identificar melhorias e apoiar na solução de seus problemas. Ao trabalhar com consultores, eles esperam uma série de características e benefícios distintos que os consultores trazem para a mesa.

Identificando melhorias

As empresas muitas vezes enfrentam a necessidade de melhorar o desempenho insatisfatório. A liderança e a gestão emocionalmente investidas em um negócio terão esgotado todos os meios para ajudar nesse sentido, sem ver resultados. Um novo par de olhos pode fazer toda a diferença nessas circunstâncias.

Por um lado, embora ter um apego pessoal a uma empresa possa resultar em uma liderança apaixonada e comprometida, também pode atuar como uma barreira para identificar problemas com uma empresa. Os próprios líderes que conceberam estratégias de negócios podem ser cegos para perceber as falhas nelas, algo que os consultores têm distância pessoal e profissional suficiente para detectar e apontar. Freqüentemente, as empresas de consultoria também estão familiarizadas com os problemas enfrentados por outras empresas semelhantes e podem usar esse conhecimento para procurar possíveis bloqueios a um negócio.

As melhorias que um consultor pode identificar também não se limitam a aumentar o desempenho. As empresas que estão desenvolvendo ou implementando estratégias de crescimento também consideram útil ter uma consultoria a bordo para todo o processo, pois podem manter essa distância do início ao fim e as áreas problemáticas de identidade ao longo do caminho.

Resolvendo problemas

Assim que um problema é identificado, as empresas de consultoria também estão equipadas com o conhecimento para ajudar a implementá-lo. As empresas freqüentemente contratam empresas de consultoria que se alinham com o problema que está enfrentando. Por exemplo, uma empresa com problemas de força de trabalho e produtividade contrataria uma consultoria de recursos humanos.

A diversidade e versatilidade das empresas no mercado de consultoria garantem que haja uma consultoria para quase todas as funções: se faltarem ideias de crescimento, uma consultoria pode ajudar a desenvolver uma; se a implementação de uma estratégia não estiver funcionando, as empresas de consultoria podem oferecer suporte de execução; se faltarem clientes para o seu negócio, consultorias específicas podem ser contratadas para vendas e desenvolvimento de negócios.

Pessoal especializado

Às vezes, um cliente contrata uma empresa de consultoria para aumentar a capacidade temporariamente. Ao contratar consultores para cumprir um determinado conjunto de requisitos em um projeto de curto prazo, as empresas podem garantir que seus funcionários permanentes possam se concentrar em suas responsabilidades do dia-a-dia. Quer se trate de um programa de redução de custos que precisa de uma equipe dedicada de seis por um ano, ou uma integração pós-fusão que requer uma equipe de 100 por alguns meses apenas, as empresas podem muitas vezes ter dificuldade para colocar as equipes no lugar para fazer este trabalho crítico sem busca de talentos externos.

Isso também pode ajudar os clientes a manter seus custos de longo prazo baixos. A contratação de mão de obra especializada necessária para um projeto de transformação em caráter permanente exporia os clientes a uma série de encargos, como auxílio-doença, férias, contribuições para pensões e assim por diante. Esses pagamentos continuariam além do projeto inicial para o qual o novo funcionário foi contratado, quer a empresa tenha ou não necessidade de seu conjunto de qualificações específico. Nesse cenário, um consultor pode ser mais caro no curto prazo, mas oferece um valor muito melhor pelo dinheiro além do futuro imediato.

Ao contratar uma empresa de consultoria, os clientes podem obter acesso a um grupo de profissionais com habilidades que vão desde processos enxutos ou seis sigma a estratégia, aquisições, cadeia de suprimentos e finanças, entre outros. Graças aos consultores, as empresas podem trazer esse conjunto de habilidades sob demanda, quando necessário.

Para que tipo de questões os clientes contratam consultores?

Um dos principais desafios de negócios que os clientes procuram para contratar consultores para aconselhamento é a eficiência. Uma pesquisa com tomadores de decisão do setor público e privado descobriu que quase metade de todas as empresas ainda buscam conhecimentos externa em eficiência. Isso sugere que, apesar da necessidade de cortar custos, muitas empresas ainda se conformam com a opinião geral de que o dinheiro gasto com consultores é menor do que o valor que eles podem destinar em economias de longo prazo.

Além disso, mudanças rápidas de qualquer tipo normalmente fazem com que as empresas recorram à experiência de consultores. A ruptura tecnológica e digital representa continuamente uma ameaça significativa para os negócios, o que significa que há uma grande demanda por consultores em relação a esses desafios. Por exemplo, serviços financeiros, digital e tecnologia e verticais de manufatura em todos os tipos de negócios representam uma grande ameaça pela interrupção digital, então, em resposta, os clientes desses setores estão recorrendo rapidamente aos consultores para coisas como sistemas de segurança cibernética, atualizando a infraestrutura de TI legada , ou implementação de trabalho orientado a dados.

A mudança não é apenas impulsionada pela tecnologia, no entanto. As empresas também recorrem regularmente a consultores para obter ajuda na adaptação às rápidas mudanças sociais, como o crescente desejo de diversidade e inclusão nas empresas ou a pressão cada vez maior para que as empresas assumam a responsabilidade por seu impacto ambiental.

Contratação de firmas de consultoria versus consultores independentes

Quando os clientes desejam contratar externamente, têm basicamente duas opções: selecionar uma empresa de consultoria ou chamar um consultor independente.

Escolher uma empresa estabelecida pode ser extremamente vantajoso. Empresas com históricos bem conhecidos demonstraram experiência em uma ampla variedade de campos e trabalham com milhares de clientes em todo o mundo todos os anos para resolver vários problemas de negócios e impulsionar o crescimento. Sua organização abrangente pode fornecer uma abordagem multifacetada e holística aos problemas, enquanto os profissionais dessas empresas estão familiarizados com a situação de cada setor e podem alavancar conhecimento e experiência para ajudar os clientes.

No entanto, enquanto a reputação de uma empresa pode funcionar como um selo de qualidade para tranquilizar os clientes de que eles obterão valor pelo dinheiro, este selo de aprovação tem um prêmio – um selo que muitos clientes menores não podem pagar. Ao mesmo tempo, as empresas estabelecidas terão vários outros clientes para atender, tornando-os menos disponíveis para um projeto, enquanto as metodologias padronizadas que trazem para resolver problemas podem não ter a flexibilidade ou personalização que alguns clientes exigem.

Os consultores independentes geralmente têm experiências semelhantes às das empresas estabelecidas – muitos foram treinados em uma das maiores empresas do mundo, antes de tentarem trabalhar sozinhos – o que significa que eles têm a experiência e o conjunto de habilidades alardeados pelas empresas de ponta, embora sejam consideravelmente mais baratos. A menor carteira de clientes e a capacidade de definir seus próprios métodos de trabalho podem, entretanto, permitir uma maior flexibilidade e personalização das soluções.

A falta de padronização na consultoria independente pode ser considerada um risco por alguns clientes, entretanto. O histórico de um independente pode ser mais difícil de definir para os clientes, e em uma indústria que não exige o status de fretado (o que significa que, teoricamente, qualquer um poderia se chamar de consultor), isso é, sem dúvida, uma preocupação para muitas empresas que procuram garantir valor para o dinheiro.

Até certo ponto, plataformas de consultoria como Consultancy.org podem ajudar a resolver isso, permitindo que consultorias menores demonstrem sua reputação e acessibilidade a clientes em potencial. Da mesma forma, os matchmakers que examinam os consultores autônomos também podem garantir um melhor controle de qualidade no mercado para os independentes.

Fonte: https://www.consultancy.org/hire-a-consultant/faq/why-do-companies-hire-consulting-firms

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